A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura, segue avançando na obra do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade José Euclides. Além dos serviços de execução da nova rede de saneamento, o projeto também avança na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e, até o momento, três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE). Com 30% de execução, a expectativa de conclusão é para o segundo semestre de 2022.
Estação Elevatória de Esgoto é uma unidade de tratamento que conta com bombas hidráulicas e tanques, que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos. Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é responsável por prover o tratamento necessário para dispor, adequadamente, os efluentes em um corpo hídrico.
A ETE do bairro Cidade José Euclides tem capacidade de tratamento de esgoto de aproximadamente 180 mil litros/hora.
O investimento aplicado na obra é superior a R$ 30 milhões, com recursos do tesouro municipal e do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo contrato de empréstimo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).