Ao lado do governador Camilo Santana, o prefeito Ivo Gomes inaugurou nesta quarta-feira (15/09), a nova avenida Dr. Guarany, que passou por uma requalificação urbana, e a nova estação do VLT Boulevard do Arco. O evento contou com diversas autoridades políticas do estado e do município.

Na ocasião, foi inaugurada também a 2° etapa da Perimetral Rodovia Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior. A primeira etapa foi finalizada e inaugurada em 2018. Com um total de 18 Km, a nova rodovia teve um investimento superior a R$ 36 milhões, com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Tesouro Estadual.

O projeto incluiu serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, faixas de circulação, acostamento e sinalização. A obra é de extrema importância para o desenvolvimento regional, aliviando o trânsito pesado no centro da cidade. A nova rodovia também representa melhoria logística para o transporte de cargas e acesso facilitado a diversos equipamentos de importância regional, como o Hospital Regional Norte.

NOVA AVENIDA DR. GUARANY E A NOVA ESTAÇÃO BOULEVARD DO ARCO

O projeto da reforma e urbanização da Avenida Dr. Guarany contemplou nova pavimentação em piso intertravado sextavado, jardim, passeio em granito polido, ciclofaixa, acessibilidade e iluminação em led, além dos bancos e urbanização das calçadas.

A estrutura da estação Boulevard do Arco, que anteriormente era localizada no centro da rotatória da Avenida Dr. Guarany, foi transferida 50 metros a frente. O objetivo da mudança é facilitar o acesso dos passageiros até a estação e melhorar o tráfego de veículos na Avenida.

INFRAESTRUTURA

O governador Camilo Santana destacou a parceria com o prefeito Ivo Gomes no combate à pandemia desde o último ano e nos investimentos das mais diversas áreas do município, principalmente na infraestrutura. Na ocasião, o governador anunciou a construção do novo Batalhão da Polícia Militar, atualmente instalado no Parque de Exposições, e de seis novos Centros de Educação Infantil (CEI).

O prefeito Ivo Gomes ressaltou a importância das obras de requalificação da Avenida Dr. Guarany, agora mais acessível, dotada com sistema de mobilidade urbana. Ele também destacou a importância da nova rodovia inaugurada: "É uma rodovia que dá acesso a várias cidades, aliviando o tráfego pesado de Sobral e região".

O evento contou com a participação do governador Camilo Santana; da vice-governadora, Izolda Cela; do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; do secretário estadual da Infraestrutura, Lúcio Gomes; da secretária executiva dos Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Lia Ferreira Gomes; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; e do Superintendente de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira.

Também estiveram presentes o deputado estadual, Tin Gomes; o deputado estadual, Queiroz Filho; o ex-deputado estadual, Ferreira Aragão; a vice-prefeita, Christianne Coelho; e diversos representantes da Câmara Municipal de Sobral.

Ainda no evento, estiveram presentes os secretários David Bastos (Infraestrutura), Marília Ferreira Lima (Urbanismo e Meio Ambiente), Emanuela Leite (Segurança Cidadã), Kaio Dutra (Trânsito e Transportes), Carlos do Calisto (Conservação e Serviços Públicos), Simone Passos (Cultura e Turismo), Andrezza Coelho (Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social), Sandra Arcanjo (Trabalho e Desenvolvimento Econômico) e o superintendente do SAAE, Gustavo Wayne.