O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, participa, nesta quarta-feira (26/04), da "Cúpula das Cidades das Américas 2023 - Rede Latino-americana e Caribenha de Biodiversidades", em Denver - Colorado, nos Estados Unidos, promovida pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Na ocasião, a convite do banco, com quem o município possui um empréstimo de U$ 50 milhões para ações do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), o prefeito apresentou a experiência exitosa com os jardins biofiltrantes dos Parques da Cidade e Pajeú. Reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro, a estrutura, composta por 14 tanques, filtra de forma natural a água do Riacho Pajeú, tornando o seu leito mais limpo e ambientalmente saudável.
A filtração da água (fitorremediação) se dá pelo crescimento das plantas, que absorvem os compostos químicos dissolvidos na água e transformam o que seria poluição em fertilizante para a formação de biomassa vegetal. A zona de raízes por onde passa a água também serve de substrato para colônias de bactérias que transformam compostos nitrogenados tóxicos e geradores de mau cheiro, como a amônia, em nitritos e nitratos, que podem também ser facilmente absorvidos pelas plantas.