O município de Sobral realizará, de 20 a 26 de maio, a XIII Semana do Bebê, que traz como tema "Sobral 250 anos: espaço de desenvolvimento integral e promoção dos direitos da primeira infância". A abertura acontecerá a partir das 16h do dia 20, na Vila Olímpica Norte. Nesta edição, a proposta é que as Estações do Brincar ocupem a Vila Olímpica, garantindo espaço privilegiado para a ludicidade. Outra novidade deste ano será a eleição de um conselho de bebês, que será da mesma escola da bebê guardiã da chave da cidade.
Em seguida, a semana segue com macro ações organizadas pelas secretarias municipais: serão seminários e outros eventos que darão foco aos desafios e soluções das políticas, trabalhando temas específicos. Simultaneamente, nos territórios, acontecerão atividades intersetoriais, que envolvem Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Educação Infantil (CEIs), Centros de Saúde da Família (CSFs) e outros, em programações coletivas. Além disso, as escolas públicas e privadas e as organizações da sociedade civil realizarão suas atividades individuais também.
Segundo o articulador municipal do Selo Unicef, Emídio Silva, "a Semana focará em ações sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e alimentação complementar saudável; crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras; parentalidade positiva; disciplina não-violenta; cuidados responsivos e fortalecimento de vínculos como forma de proteger as crianças de violência e fatores de estresse tóxico".
Criada pela Lei Municipal 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia intersetorial para mobilizar sociedade e governo em prol da primeira infância. A programação é destinada a toda a população sobralense, especialmente à primeira infância, seus cuidadores (familiares), técnicos e gestores das políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos